Courtyard by Marriott Recife / 2014

Interiores

Ficha Técnica | Courtyard by Marriott Recife / 2014

Nome: Courtyard by Marriott Recife

Local: Recife, PE

Área construída: 8.190,95m²

Autores: João Domingos Azevedo, Rafael Souto Maior, Fábio Belfort e Lilianne Dantas

Colaboradores: Aline Menezes, Aline Nascimento e João Falcão

Interiores: João Domingos Azevedo, Fábio Belfort e Lilianne Dantas

Luminotécnica: Light Design+Exporlux

Paisagismo: Cristoph Jung

Acústica: Ronaldo LAmour

Fotografia: Rafael Souto Maior e Bruno Lima

Gerenciamento: Rio Ave

O Hotel Courtyard by Marriott é um hotel quatro estrelas operado por uma bandeira internacional. Faz parte de um complexo composto por empresarial, hotel, loja e edifício garagem.

A bandeira internacional se caracteriza como uma marca com perfil de atender aos executivos que viajam muito a trabalho e valorizam ambientes acolhedores, práticos e com excelente relação custo benefício. Este hotel é o primeiro desenvolvido pela marca no Brasil e tivemos a incumbência de baseado na vasta experiência internacional do grupo hoteleiro, estabelecer o standard a ser adotado pela marca no Brasil.

O conceito da marca prevê a integração dos variados espaços públicos no térreo de modo a valorizar a experiência do hóspede nas várias formas de se utilizar das áreas comuns ao mesmo tempo que potencializa as receitas adicionais de alimentos e bebidas.

Embebido deste conceito, é possível perceber, já a partir do porte cochere com pé direito duplo, que os vários ambientes são bem definidos por marcações de piso e forro, com alguns elementos verticais vazados, que estruturam o espaço ao mesmo tempo que eles interagem de forma fluida, mas controlada.

A partir do acesso principal chegamos ao lobby de entrada, local de intenso fluxo de hóspedes dominado pelos três “pods” da recepção, pelo estar de chegada, com sofás para pouca permanência e alta rotatividade e pelo Market (loja de conveniência). A partir daí os fluxos se dividem em três direções claramente percebíveis, o primeiro leva ao acesso dos elevadores e à bateria de banheiros, o segundo à escada monumental no pé direito duplo marcado por lustre de grande escala, e o terceiro às áreas públicas comuns, tais como biblioteca, home theater, bar, restaurante e convenções.

A distribuição destes vários ambientes ao longo do perímetro da área externa do Porte Cochere, possibilita não só a iluminação natural dos vários ambientes, mas também o desenvolver dos espaços de permanência através da experiência do percurso entre os ambientes integrados. O bar é percebido desde a entrada do hóspede no hotel, convidando o hóspede a um ambiente de happy hour que ativa o lobby gerando um espaço de grande vitalidade e um ambiente com atmosfera convidativa aos hóspedes. O espaço de convenções, possui acesso independente a partir do porte cochere, e ao mesmo tempo que se apresenta com espaço de foyer mais reservado, está também facilmente integrado ao restaurante e demais áreas comuns.

A palheta de materiais tem por base a madeira imbuia, o porcelanato travertino romano e revestimentos vinílicos de predominância areia, que são complementados por acabamentos em nanoglass e aço inox, e recebem um contraponto de sofisticação pela inserção de elementos na palheta do preto para o cinza, principalmente nos estofados. As cores verde e azul, elementos que caracterizam a arquitetura de interiores da marca estão presentes nos carpetes de padrão retilíneo criado por nosso escritório, em elementos arquitetônicos com pintura em laca, e nas diversas texturas dos estofados. O primeiro pavimento possui como espaço de uso público uma generosa sala de reuniões, tendo o restante de sua área reservada para espaços de serviço e administração.

O desafio do projeto era criar um quarto contemporâneo, que apresentasse móveis com traços retos se conectando com os demais ambientes do hotel. Cores neutras nas paredes fazem o fundo para os painéis de tom amadeirado e cinza texturizado, deixando o colorido para os acessórios, pufes, almofadas e travesseiros. Também são utilizados materiais leves como cortinas de linho, vidro acidato na porta do banheiro e espelho para dar amplitude ao ambiente.

A iluminação geral do quarto é feita indiretamente através fitas de led embutidas tanto na cabeceira da cama como também no painel que abriga o guarda roupa, usando o forro de desenho minimalista como rebatedor.  Para complementar, luminárias direcionáveis com cúpulas de tecido e arandelas nas cabeceiras das camas criam zonas mais iluminadas para atividades mais específicas.

O banheiro também segue a mesma linha contemporânea que foi dada ao quarto, utilizando materiais neutros como nanoglass, madeira e porcelanato retificado. A otimização da área reduzida se dá através do aproveitamento da bancada estreita que abriga não só a cuba de semi-encaixe mas também a bacia, permitindo assim que o box seja amplo sem necessidade de porta.

-8.12884573954946

-34.90154743800343

Rua Professor Aloísio Pessoa de Araújo, 2-118 - Boa Viagem, Recife - PE, 51021-410, Brasil

http://metro.arq.br/

nuvon